Rescaldo Tracknight – 14JUL12 KIP, Palmela

15 Meses após o ultimo trackday num kartódromo, eis que regressamos… e em grande!

(foto: Ruben Lourenço)

 

Os kartódromos, em especial a pista do Kartódromo Internacional de Palmela, primam pela acutilância técnica na abordagem à(s) curva(s), possibilitando uma elevada repetição num curto espaço de tempo, o que facilita não só a aprendizagem, como rapidamente conseguimos tirar o gozo do carro/pista, isto tudo a “baixas velocidades” minimizando riscos e o “nervo inicial”, especialmente a principiantes.

E desta vez, mais uma vez (à semelhança de Braga) tivemos vários participantes a entrar em pista pela primeira vez. Para nós é um privilégio escolherem a Drivers Legion para a sua iniciação e tentamos sempre corresponder às expectativas.

E as nossas expectativas? Bem, voltar a um kartódromo permite equilibrar mais os grupos, possibilita sessões de Drift, e torna mais fácil a interacção espectador-pista, que verdadeiramente encheram os terraços, varandas, escadas, grades e mais houvesse, do KIP!!

Com um fim-de-tarde solarengo mas ventoso, iniciamos as sessões pouco depois das 20 horas, a todo o vapor.

A mescla de borracha e gasolina sentia-se no ar e os sons ecoavam ao longe, mesmo após perder os carros de vista. Passados uns segundos, ouvem-se as reduções, os “pommm, pomm, prahh, PoooOOO” como que a sinalizar que as máquinas ainda estão vivas e fortes, mesmo não estando à vista.

Ao entrarem novamente em contacto visual, vislumbram-se já alguns com faróis ligados, com um céu em tons laranja como pano de fundo, a aproximarem-se velozmente do nosso ponto de observação, muitas vezes em deriva/semi-deriva ou em posições que demonstram sem duvida o esforço do pneu/chassis para acompanhar os comandos que o condutor transmite pelo volante e acelerador.

Muitos são os que preparam meticulosamente o carro para as condições, com o “set” de pneus, pastilhas e afinações a rigor, para chegar ao ritmo desejado que é traduzido pelo cronómetro. Sente-se a concentração em seguir as trajectórias de maneira mais limpa, mas com agressividade suficiente para fazer parecer “Sir William Wallace”, do filme “Braveheart” um menino.

“Vira, VAMOS!” parece-se que se ouve cá fora. Existe melhor por-do-sol que este para um fanático por automóveis?

O Drift é sempre uma variante espectacular, para quem conduz como para quem vê. As brutais derivas, prolongadas à máxima escala, que o condutor deseja que sejam proporcionais à distância da terra até a lua, fazem o gáudio de centenas de espectadores, com os flashes a “saltarem” a cada curva mais próxima, como se tivessem um sensor de aproximação de borracha queimada.

E os nossos “Drifters” nacionais revelam-se cada vez mais com um nível de empenho/desempenho notável, face à dimensão nacional. Os entusiastas são cada vez mais, e muitos trazem o seu “RWD de casa” para andar de lado em segurança e ganhar mais confiança no carro. Muitos deles primeira vez saem mais fortalecidos na escolha que fizeram do gozo pela velocidade, outros mais experientes mostram como se faz mesmo com carros de compromisso, muitas das vezes com utilizaçao diária. “O gozo está todo lá”, dizemo-nos, pois permite ir tranquilamente até ao trabalho ou fazer o passeio de fim-de-semana, mas quando se quer, proporcionam momentos unicos de condução.

Mas o que mais brilha, para nós organização é o comportamento, e arriscamos a dizer, REFERENCIAL, de todos os participantes, seja a primeira vez, sejam habitués de Trackdays. Não existe contratempo que não seja rapidamente solucionado, não existem solicitações que não sejam prontamente aceites. E no meio disto tudo, com agrado e compreensão pelos que organizam. O nosso MUITO obrigado!

Finalmente uma palavra de apreço para o Kartodromo Internacional de Palmela que sempre nos recebe de braços abertos, e aos nossos familiares e amigos pela “pachorra” de sempre e apoio. Sem vocês não seria possível.

Gostariamos ainda que todos os que tivessem fotos e videos que partilhassem connosco via youtube/yousendit/dropbox, etc por forma a efectuarmos uma compilação de vídeos assim como um álbum de fotos na nossa página de facebook.

Até ao próximo evento,

A Equipa Drivers Legion

3 thoughts on “Rescaldo Tracknight – 14JUL12 KIP, Palmela”

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.