Dicas para iniciados em pista

A sua primeira vez em pista? Nós ajudamos.

A Drivers Legion possibilita uma vertente onde poderá rolar pela primeira vez em pista, calmamente e no seu ritmo.

A primeira vez que entrar na pista será tão excitante como assustador. Excitante, no sentido de ser a oportunidade ideal para gozar o seu automóvel sem restrições, assustador pela sensação de que tudo poderá correr mal.

Bem, a verdade é que existem algumas dicas que podem ser uteis para entrar em pista com mais confiança em si e no seu automóvel.

* A PREPARAÇÃO DO CARRO

Um dos imponderáveis para levar o seu automóvel para a pista, é que ele se encontre em perfeitas condições de utilização, pois a exigência será muita, e muitas vezes levada aos limites.

Verifique o nível dos fluidos, e caso se encontre perto da altura de mudança, mude-os.

Verifique a pressão dos pneumáticos. No geral, adicionar 3 a 5 Libras de pressão é o recomendado.

Verifique o estado das Pastilhas de travão. Se montar pastilhas novas, tenha atenção ao tempo que demoram a “acamar”. Se estiverem bastante gastas, não se esqueça que depois da sua partipação, tem de fazer a viagem de regresso.

Verifique igualmente os pneus, sendo que aplica-se a mesma situação ás pastilhas de travão, sendo que estes devem estar rodados.

Verifique o estado de aperto das rodas. Por experiencia própria, este acto tão simples pode causar calafrios em pista.

Verifique fixações dos bancos, retire objectos soltos e tapetes caso interfiram com a sua condução.

Inicie a sua participação com o depósito acima de metade, por forma a diminuir a possibilidade de falhas de gasolina/gasóleo em curvas de forte apoio.

* A SUA PREPARAÇÃO

Mais que a sua condição fisica, o ideal é estar fresco e descansado. Opte por roupas confortáveis e que não o faça suar muito. O calçado deve ser leve e confortável, e se possivel de sola fina, para maior sensibilidade.

O uso de capacete é obrigatório, sendo a utilização de luvas facultativa, mas que poderá evitar que o suor das mãos atrapalhe a condução.

Aproveite os briefings de segurança para tirar duvidas, mesmo que lhe possam parecer demasiado óbvias, e ouça os conselhos e observações dos condutores mais experientes.

* EM PISTA

Como já tivemos oportunidade de referir, cada trackday deve ser encarado como a oportunidade de usufruir do seu automóvel sem restrições e aprender. Para isso comece devagar e vá construindo o seu ritmo.

Seja suave com o seu automóvel, faça travagens suaves e progressivas, e se sentir os pneus a perder eficácia, alivie o ritmo até arrefecerem.

Seja humilde. Por muito potente que seja o seu carro, esteja sempre pronto a dar passagem a uma vitaura mais rápida, indepentemente se esta é mais ou menos potente.

Quando receber a bandeira de Xadrez aproveite para efectuar a volta em ritmo baixo para o automóvel arrefecer até ás boxes, e não puxe o travão de mão sob pena de as pastilhas poderem colar. Deixe antes o carro engatado.

Acima de tudo recorde-se que o objectivo será utilizar o seu automóvel, aprender e divertir-se!!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.