10 dicas a não esquecer num trackday!

Com o aproximar a passos largos do “dia D”, deixamos 10 dicas importantes num trackday!

be-nice-steering-wheel-742x255

1- Prepare-se para pista

  • Mais do que a preparação física (importante não esquecer de ingerir água e ir comendo qualquer coisa ao longo do dia para manter-se hidratado e com energia), a preparação mental, e de toda a parafernália de segurança, é fundamental. Não esquecer o Capacete (recomendamos luvas, balaclava e se tiverem, fato ignífugo) e lembrar ao que está dentro do capacete que um trackday é um local para diversão em segurança. Troque a ansiedade pela concentração nos pequenos (grandes!) detalhes que se seguem.

2 – Prepare o carro para pista

  • Por mais que a sua viatura esteja pronta para as adversidades do dia-a-dia, a pista é um ambiente totalmente distinto para as nossas “Feras”. Desde travões, suspensões, fluidos, até à mais básica verificação de apertos de porcas de rodas, tudo deve ser conferido para não haver sobressaltos.

3 – Esteja “presente” no Briefing

  • Sendo obrigatória, a presença deve ser em espírito também! Oiça (nem que seja pela enésima vez) as regras e condutas a tomar em pista e as informações sobre o estado da pista, entradas e saídas das boxes e outras instruções que muitas vezes surgem em cima do evento!

4 – Seja humilde

  • “Mas eu tenho um Porsche e este Fiat 127 pensa que vai passar por mim?!?” Sim, acontece. E não quer dizer que esteja a conduzir mal. Simplesmente existe uma diversidade de factores que desconhece sobre o condutor e o carro que o tenta ultrapassar. Portanto, deixe-o passar, e no final da sessão meta conversa! Quem sabe se o Fernando Alonso não se fartou de (não) andar de McLaren e foi tirar o pó à relíquia que tinha na garagem… certamente surge uma oportunidade de aprendizagem e entre-ajuda pelo meio.

5- Pare para pensar

  • Acabou a sessão e queria entrar já de seguida! Mas não é melhor verificar aquela zoada que estava a ouvir na roda da frente esquerda? Está a entrar tarde na curva 17 consistentemente? Tente rever friamente a sua performance assim como a do seu carro. Procure a consistência, mesmo que mais lento. Facilmente ganhará rapidez desta maneira. Verifique se o seu carro se encontra nas melhores condições a cada sessão.

6 – Dúvidas? Pergunte!

  • Quantas sessões faltam? Tenho que colocar gancho de reboque? Eu posso ir acompanhar um amigo meu que está a participar? Não existem perguntas estúpidas, apenas respostas para dar. Pergunte à organização as suas duvidas o mais atempadamente possível.

 

7 – Meta conversa com o(s) vosso(s) companheiro(s) de Box

  • Está sozinho, já verificou o carro, descarregou o video da câmara e agora tem 40 minutos de espera? Fale com o seu “companheiro” de box (ou boxes)! Além de ser uma óptima oportunidade de conhecer alguém que gosta dos mesmos interesses (há quem lhe chame paixão), pode trocar impressões e dúvidas sobre o dia. Mais do que ver vídeos da pista no Youtube, é através da interacção com outras pessoas e da nossa própria experiência que maximizamos os nossos conhecimentos e o nosso dia!

8 – Certifique-se da vossa segurança e dos outros

  • Basilar não é? Mas a verdade é que por mais vezes que se refira estes e outros aspectos em briefings, newsletters, etc, a adrenalina do dia muitas vezes leva-nos a melhor. Acima de tudo: NÃO COLOQUE EM RISCO A SUA SEGURANÇA E A DOS OUTROS. Como exemplo prático, se tiver de parar em pista certifique-se que pára numa zona livre em que nenhum carro o possa atingir. Do mesmo modo, caso veja um amigo seu a parar, NÃO PARE para ajudar. Existem equipas no local especificas para este tipo de situações, prossiga pela pista.

9 – Seja proativo…

  • Caso verifique algum tipo de irregularidades seja em pista, seja fora dela, reporte imediatamente à Organização. Todos os olhos são poucos em questões essencialmente de segurança, e a organização fará o possível para obviar qualquer tipo de situações deste género. Um bom exemplo é verificar que um participante tem uma fuga de óleo no carro. Avise a organização de imediato.

10 – … e divirta-se!!

  • O dia é para sorrisos largos e pé no acelerador. Disfrute, aproveite e repita!

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.